Smart Baby

O projeto Smart Baby consiste em um conjunto de ações visando o pleno desenvolvimento dos bebês durante a primeiríssima infância. A ideia central é que a exposição a linguagem através das interações com os pais ou cuidadores é o principal fator no desenvolvimento cerebral do bebê, impactando habilidades cognitivas e emocionais por toda a vida. Aos 24 meses já é possível observar diferenças significativas entre crianças expostas a diferentes quantidades de linguagem, mesmo em famílias de características socioeconômicas semelhantes. Com um pouco de ajuda e pequenas ações diárias, porém, qualquer mãe ou pai é capaz de resolver esse problema. Nosso modelo de negócio se baseia na combinação de duas estratégias: O lançamento de uma rede de creches e a criação de um SmartBaby App com um diário para cada bebê/cuidador, além de conteúdo em videos de alta qualidade demonstrando boas práticas e hábitos na interação com os pequenos. É possível atingir todos os novos pais no Brasil (e no mundo).
Desenvolvimento de projetos
Sim
Problema Social que ele pretende resolver
O problema que o projeto Smart Baby pretende resolver é a falta de exposição à linguagem que muitos bebês experimentam durante os primeiros anos de vida. Desde o trabalho de Hart & Risley que originou o livro "Meaningful Differences in Everyday Experience of Yound American Children" em 1996, diversos estudos confirmaram a existência tanto de diferente graus de exposição a linguagem experimentados pelas crianças nos primeiros anos de vida como também os efeitos de longo prazo que esse período da vida gera. Antes de completar 4 anos de idade uma criança de um lar de linguagem mais pobre, exposta a menos interações com adultos, acaba ouvindo cerca de 30 milhões de palavras a menos do que uma criança criada num ambiente mais rico em termo de linguagem, resultando em um vocabulário muito inferior. Dicas simples como falar mais com os bebês, estabelecer uma troca na comunicação e narrar em voz alta as ações feita com o bebê podem ser determinantes ao desenvolvimento.
Como funciona o seu negócio
Nosso objetivo é atingir todos os novos pais e mães do Brasil. Nosso modelo prevê a criação de uma rede creches voltada para o público de alta renda como forma de gerar um fluxo de receitas auto-sustentável, além de permitir o ganho de conhecimento prático sobre o dia-a-dia do desenvolvimento infantil e o contato mais próximo com outros agentes do mercado de creches. Ao mesmo tempo, iniciaremos um programa de treinamento para cuidadores e, depois, um modelo de franchising para expansão decentralizada e presença física em múltiplas cidades. Em outra frente, lançaremos o SmartBaby App, com um diário para induzir ação diária e mudança de hábito por parte dos pais, além de oferecer videos de alta qualidade com recomendações e exemplos de boas práticas cotidianas e também um serviço de entrega de fraldas, com descontos para usuários ativos. Além dos canais virtuais, é possível alcançar todos os novos pais e divulgar o App através do contato com profissionais da saúde.
Como é o modelo de sustentabilidade financeira do seu negócio?
A fonte primária de receitas vem dos serviços oferecidos nas creches. O mercado high-end exibe altas margens. A criação de um programa de treinamento para cuidadores serve como suporte para a expansão da rede através do modelo franchising. Conforme vamos adquirindo conhecimento iremos oferecendo modelos mais flexíveis de creche, adequando-se as características de cada localidade (o modelo da startup Impct é uma opção interessante) Caso consigamos escalar no App também é possível gerar receitas oferecendo serviços de babá, vendendo produtos ou anúncios para esse público. Os principais custos são as instalações das creches e de pessoal. A ideia é que todos os participantes sejam sócios do projeto, minimizando gastos desconectados de receitas (salário fixo será exceção).
Viabilidade financiera
O caráter descentralizado e a estrutura enxuta do projeto foram pensados para garantir sua viabilidade. A necessidade de recursos iniciais mais elevados é muito mais relacionada a velocidade de crescimento do negócio para alcançar uma solução em escala do que sua viabilidade financeira. O App dependeria de ganhar escala para ser financeiramente viável de forma independente, mas como tem um custo marginal próximo de zero é possível crescer de forma orgânica em conjunto com a expansão geográfica da rede física.
Riscos
O projeto Smart Baby é bastante descentralizado, envolvendo baixo risco. O maior desafio é a velocidade de crescimento e isso está ligado a qualidade das pessoas que o projeto irá conseguir atrair. Um risco claro é a dificuldade que qualquer projeto tem de realmente oferecer um App excelente, gostoso de usar o suficiente para viralizar. Um modelo de negócios sustentável, porém, permite tempo e oportunidades para aperfeiçoamento contínuo, minimizando muito o risco de fracasso. Nosso enfoque integrado, atuando em todos os elos do ecossistema da primeira infância (pais, cuidadores, ginecologistas, pediatras, pesquisadores, empreendedores, creches, hospitais, bibliotecas e, claro, as crianças), é outro fator de mitigação de riscos.
Equipe
Cláudio Berbel, 35 anos, líder do projeto. Sou fundador do IFENP, um think tank cujo lema é resolver problemas globais através do liberalismo. Fiz doutorado em economia na EPGE/FGV e tenho experiência como jogador de poker profissional. Colaboradora: Carine Farias, psicóloga, doutora, professora de yoga.
Escalada
O projeto SmartBaby foi desenhado para ser rapidamente escalável. Tanto o App quanto o modelo de creches, treinamento e franchising são naturalmente escaláveis. A parte mais difícil é o capital inicial para criar uma base de conhecimento prático e de talentos grande o suficiente para conseguir um crescimento acelerado. É possível começar com apenas uma creche, mas a curva de experiência seria muito menor e o tempo para conseguir escalar muito maior.
Qual seu principal objetivo ao participar do Yunus Challenge?
Tirar o projeto do papel.
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Smart Baby"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Claudio a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Smart Baby"