O uso de realidade virtual no ensino
- ¿Cuál es el problema que están resolviendo?
- Atualmente os modelos tradicionais de ensino não permitem que os jovens sejam protagonistas na construção do conhecimento. Criamos, dessa forma, uma geração com uma tendência a não enxergar as possibilidades deles mesmos serem os agentes que mudarão o mundo em que vivemos, de forma a garantir a sustentabilidade e a coexistência de tecnologia, desenvolvimento e meio ambiente. Não fazemos, em sala de aula, na maioria das vezes, ambientes propícios a criação, ao questionamento e a inovação. Com o uso de realidade virtual, podemos aumentar o significado do meio ambiente para os estudantes, criando uma aprendizagem que seja de fato significativa e criando neles o sentimento de pertencimento, e, por conseguinte, a vontade de cuidar daquilo que os pertence, daquilo que eles de fato tiveram um contato, mesmo que de forma virtual. Devido à falta de estrutura e recusados do Estado, as escolas públicas em sua maioria não tem meios de conhecerem os biomas que fazem parte de todo um processo biológico de manutenção na vida na terra e em seus próprios núcleos de vida. Fazer com os estudantes criem uma significação quanto a isso, que vai além de páginas de livros, é abrir caminho para um geração que de fato se preocupe com o bem estar na natureza e que proponham soluções para a coexistência das espécies e o desenvolvimento sustentável da economia.
- ¿Qué impacto positivo tiene su proyecto en su comunidad? Expliquen de la forma más concreta posible cuál es su impacto social, ambiental y/o económico actual. (Max. 500 caracteres)
- Em 2018, iniciamos os experimentos com aulas em Realidade virtual, onde 100% dos estudantes afirmam se sentirem motivados com o uso de RV nas aulas. 81,82% dos participantes informam ter pouca dificuldade com uso dos óculos de realidade virtual e 18,18% informa não ter nenhuma dificuldade. 100% dos estudantes afirmam que se sentiriam mais motivados caso o recurso fosse usado nas aulas de ciências, e 72,73% acham as aulas mais divertidas e aprenderiam mais com o uso desse recurso nas aulas.
- ¿Con cuál de las cuatro áreas temáticas de este desafío se vincula tu propuesta?
- 2- Educação - Educação de qualidade (ODS 4) / Trabalho decente (ODS 8).
- ¿Qué hace que su proyecto sea innovador?
- O uso de recursos tecnológicos que se utilizam de imagens, sons ou mesmo animações, são importantes para o processo tanto de significação quanto para o processo cognitivo de aprendizagem e atenção. Ao estimular tais processos o professor faz com que grande parte do conteúdo apresentado seja realmente internalizado pelo aluno, uma vez que o foco da atenção também estará voltado para o conteúdo.A presente pesquisa justifica-se pela necessidade contemporânea de novos métodos e didáticas no ensino de ciências, especificamente, que melhorem e contribuam ao aluno um aumento na sua capacidade de construção de conhecimento no processo de ensino-aprendizagem. O diálogo dessas didáticas com as atuais tecnologias é fundamental para despertar no aluno o interesse tanto pela escola, quanto pelos conteúdos abordados. Dessa forma, é imprescindível que seja abordado no ambiente escolar o diálogo quanto à incorporação dessas tecnologias (proposta aqui a realidade virtual com uso de óculos VR) nos processos de aprendizagem e principalmente nos conteúdos de ciências. Atualmente é um contrassenso a quantidade de tecnologia da qual a sociedade dispõe e o quanto dessa tecnologia é incorporada ao processo de ensino nas escolas.
- Nombre y apellido representante del equipo
- Welberth stefan Santana Cordeiro
- Equipo
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